Compartilhe isso:
Tempo de leitura: 2 Minutos

Buscar por ajuda psicológica é algo temido por muitas pessoas, que a consideram uma escolha de “gente maluca”. Na verdade, é bem pelo contrário: a terapia auxilia qualquer pessoa que deseja ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com outras pessoas ao seu redor.

Quer ENTENDER por que você e todo mundo deveria fazer terapia?

TERAPIA: O QUE É?

Terapia é como chamamos carinhosamente a psicoterapia.

A psicoterapia é um conjunto de práticas terapêuticas que se dão entre um paciente e psicólogo com o objetivo de reduzir sofrimentos, interpretar os eventos e acontecimentos da vida de uma pessoa.

Então, o papel do psicólogo é facilitar para que a pessoa se expresse e tenha autoconsciência de si mesma. Vale lembrar que sua função não é a de dar conselhos e sim, percepções e caminhos de acordo com a situação.

O psicoterapeuta pode lhe auxiliar na promoção de saúde mental, independente do grau de adoecimento psíquico. Muitos esperam chegar em uma situação limite para buscar ajuda. Porém pode-se diminuir muito sofrimento se a pessoa ao perceber certo sofrimento psicológico, como tristeza e angústia, buscasse ajuda com um profissional qualificado.

RAZÕES PARA SE FAZER PSICOTERAPIA

1 – DEPENDÊNCIAS

A terapia é altamente indicada para tratar tipos diversos de patologias clínicas, como a dependência química, depressão ou esquizofrenia.A prática auxilia na recuperação desse tipo de sofrimento mental permanente ou temporário.

2 – AUTOCONFIANÇA

O medo do novo pode levar muitas pessoas a terem uma certa dificuldade de se adaptarem à novas situações. Uma mudança de cidade ou trabalho pode gerar grandes inseguranças, que são capazes de se transformarem em angústias, ansiedades e sofrimento.

3 – MEDO

Inteligência e maturidade emocional são consequências positivas que algumas sessões de terapia podem trazer para uma pessoa. Alguém que convive com muitos medos e não sabe bem como lidar com situações do passado pode sofrer com isso, talvez sem se conscientizar.

4 – SENTIMENTOS

Ocasiões que têm relação com o luto e com separações, por exemplo, são bastante delicadas pelo fato de deixarem marcas emocionais em alguém que vivenciou alguma delas. Perder uma pessoa querida ou se separar de alguém após muitos anos é geralmente muito doloroso.

5 – RELAÇÕES SAUDÁVEIS

Não é preciso ter um motivo bem definido para fazer terapia. Se alguém deseja se relacionar melhor consigo mesmo ou com outras pessoas, isso já é motivo suficiente para fazê-la. Muitas pessoas são inseguras em certas áreas da vida, outras são tímidas e carregam um sentimento de culpa sem motivo aparente.

Com a terapia, essas pessoas conseguem se tornar conscientes de que o aprendizado é constante em relação à autoaceitação, autocrescimento e ao desenvolvimento geral como ser humano.

QUANDO PROCURAR AJUDA

Os transtornos mentais podem ter vários gatilhos e sintomas como: tristeza, ansiedade e culpa. Se você tem alguns desses sintomas, certamente um bom psicólogo poderá auxiliá-lo.

No momento em que uma pessoa, com o auxílio de um psicólogo, começa a fazer terapia ela começa a criar novas atitudes e comportamentos que começam a desenvolver a felicidade, confiança em si mesma, controle sobre as relações próximas e seus pensamentos.

Comentários

  • Reverizol ® ➡️ Elimine os sintomas das VARIZES de forma SIMPLES e PRÁTICA mesmo que você já tenha feito CIRURGIA e ainda não tenha conseguido se curar –
    Responder

    […] Post anterior: Importância da terapia […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: